IEQ > Presidente da IEQ no Estado de São Paulo

Presidente da IEQ no Estado de São Paulo

 

 

Biografia do Reverendo Antonio Carlos Stefan

 

 

Antonio Carlos Stefan conhecido como Pastor Toninho, nasceu em Rio Claro, Estado de São Paulo, em 21 de setembro de 1965, filho de Otavio Paulo Stefan e de Mafalda Montezeu Stefan, é o mais velho dos cinco filhos do casal. De origem humilde, Pastor Toninho cresceu vendo a dedicação de seus pais para prover o sustento da família, mas foi de sua mãe que ele herdou o espírito empreendedor pelo qual ficou conhecido.

Profissionalmente iniciou muito jovem na função de representante comercial, profissão esta, que exerce até hoje com muito esforço e dedicação. Porém, foi aos 10 anos de idade, em companhia de sua mãe, que conheceu a Igreja do Evangelho Quadrangular de Rio Claro e de lá para cá nunca mais saiu da presença de Deus.

Conforme foi crescendo, foi se destacando na Igreja Quadrangular que frequentava e despontava como líder por onde passava. Começou como professor da escola bíblica, tornando-se diretor pouco tempo depois, e logo após já era presidente da mocidade local da Igreja. Devido ao seu excelente desempenho à frente dos jovens da Igreja de Rio Claro, bem como seu histórico em liderar pessoas, despertou nas autoridades da Igreja Quadrangular, o interesse em entregar-lhe um novo desafio. Foi quando seu Pastor e Superintendente, o saudoso Pr. Ciro Pereira Lago, ofereceu ao Pastor Toninho, que na época tinha apenas 19 anos de idade, a direção da Igreja Quadrangular na cidade de Ipeúna. Ali se dava o início do seu ministério como pastor titular, em uma cidade de aproximadamente 4 mil habitantes, a Igreja contava apenas com 12 fiéis e seu maior desafio foi ganhar almas para Jesus naquele local.

 

Sua trajetória no comando da Igreja Quadrangular de Ipeúna ocorreu de forma espantosa, durante os 27 anos que lá permaneceu, a Igreja alcançou a marca de 1.200 fiéis assíduos da Igreja e um patrimônio em imóveis a ser comparado com a conquista de grandes cidades da região. Neste momento de sua vida, já como Reverendo, consolidou publicamente seu perfil de homem empreendedor e diante dos seus feitos foi convidado pelo Presidente Nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular, Pastor Mario de Oliveira, para assumir a Superintendência da Igreja em Piracicaba.

Em 11 de maio de 2011, assumiu a Superintendência da Igreja do Evangelho Quadrangular em Piracicaba. Nesta época, a Igreja Quadrangular possuía 30 Igrejas na cidade e enfrentava grandes batalhas a serem vencidas, foi quando iniciou o maior desafio ministerial da sua vida. Na mesma semana da sua mudança para Piracicaba, ele reabriu as portas da Igreja Quadrangular Sede localizada na Rua Floriano Peixoto, e no meio às obras inacabadas do prédio, deu início àquele que seria o primeiro Culto de reabertura do Templo Sede da Igreja em Piracicaba, com aproximadamente 120 pessoas que participaram do Culto naquela noite.

Como todo recomeço é difícil, o Pr. Toninho teve alguns obstáculos para vencer, porém, sempre teve em seu coração a paixão pelo desafio, a convicção do seu chamado e o amor por esta cidade, e nada o fez desanimar. Mesmo com muito trabalho pela frente, acreditava que “o propósito de Deus acha o homem”, e incansavelmente, dia após dia, foi retomando o crescimento da Igreja do Evangelho Quadrangular em Piracicaba.

Após 6 anos na administração da Superintendência em Piracicaba, os números alcançados já são surpreendentes, o Templo Sede da Igreja Quadrangular já recebe cerca de 1.500 fiéis. Além disso, a região de Piracicaba conta com 49 Igrejas Quadrangulares espalhadas por todos os bairros e contabiliza mais de 10.000 membros na cidade. Sem contar a reativação do Espaço de Eventos da Igreja Quadrangular, que comporta as salas de aula do Instituto Teológico Quadrangular e da Escola Bíblica, o salão para realização de eventos e o belíssimo escritório regional que atende mais de 200 pessoas entre pastores, obreiros, coordenadores de grupos missionários e departamentos da Igreja.

Pr. Toninho é um homem que preza muito pela instituição familiar. Ele é casado com a Pastora Maria de Lourdes Stefan há 31 anos, com a qual teve duas filhas, a Marcella Stefan Marchiori e a Bruna Stefan Flores. Ele é um pai participativo na vida das filhas e um marido presente e atuante no lar. É reconhecido por sua família por ser um homem íntegro, honesto e alegre, que não mede esforços naquilo que está engajado. Renunciou muitos sonhos pessoais para se dedicar ao cuidado espiritual de pessoas que durante todos esses anos foram chegando na Igreja. Tem como sua maior missão resgatar pessoas que se encontram perdidas e trazêlas à luz do Evangelho de Cristo, carrega em seu coração a motivação e o amor no treinamento e formação de líderes visando sempre a expansão do Reino de Deus na Terra. Pensando nisso, desenvolveu um modelo de culto familiar chamado “Culto Simultâneo”, que se tornou referência na Igreja do Evangelho Quadrangular a nível nacional.

Hoje, além de pastorear a Igreja Quadrangular Sede e administrar a Superintendência Regional em Piracicaba, o Reverendo viaja por todo Brasil ministrando palestras sobre o modelo do Culto Simultâneo afim de capacitar líderes para ganhar almas para Jesus Cristo. Mas não para por aí, o Pastor Toninho desenvolve muitos projetos sociais que beneficiam a população piracicabana e colaboram para uma qualidade de vida melhor àqueles que buscam o auxílio da Igreja em Piracicaba.

A Quadrangular oferece estudos bíblicos, palestras específicas voltadas para empresários, casais, homens e mulheres, atividades para jovens e crianças, reuniões da melhor idade, aulas de ginástica, futebol, cinema, entre outras atividades. Porém, destaca-se entre todos os projetos, o “Projeto Lázaro”, criado para atender moradores de rua, oferecendo banho, comida, corte de cabelo, roupas limpas e principalmente a Palavra de Deus que é ministrada no local. Por todos esses feitos, por toda a sua dedicação à Obra de Deus, pelo exemplo de homem de visão é que a Igreja do Evangelho Quadrangular em Piracicaba sob seu comando se tornou referência no Brasil. E hoje, sem sobra de dúvidas, podemos afirmar que a população piracicabana faz parte do milagre!

 

 

 

Rev. Antonio Carlos Stefan


 



Rua Barão do Rio Branco, 187 2º Andar - CEP: 13201-670 Jundiaí - (11) 4491-2091 ou 11 964921730

Copyright © ITQ Jundiaí - Todos os direitos reservados